Então, qual é o número certo?
Bem, antes de irmos aos números é importante seguir um conselho de Mark Walker-Ford, diretor da Red Media Group, Inglaterra:
Escolha a plataforma certa (não tente estar em todos os lugares!)
Um dos maiores erros que os iniciantes cometem é tentar ser ativo em todas as plataformas de mídia social ao mesmo tempo. Embora seja tentador criar uma conta no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, TikTok e Pinterest, gerenciar todos eles pode rapidamente se tornar opressor.
Comece escolhendo uma ou duas plataformas que melhor se adequem ao seu negócio e público-alvo:
Depois de se sentir confortável com uma ou duas plataformas, você pode considerar expandir seu alcance.
Se não fizer isso, você vai acabar largando seu negócio e passará a trabalhar PARA as redes sociais, e não COM elas se tentar seguir os números que os estudos indicam.
Com alguma variação entre os diversos especialistas e estudos que tomei conhecimento, os números seriam:
Porém, “Com que frequência postar nas mídias sociais” e “Com que frequência as pequenas empresas devem postar nas mídias sociais” são duas perguntas diferentes.
Isso porque as pequenas empresas geralmente não estão equipadas com os recursos, tempo e orçamento necessários para conquistar a frequência ideal de postagem dos algoritmos de mídia social.
Suas postagens não chegam nem perto desses números, certo? Pois é. E o resultado que tem obtido com as redes, como estão?
Então, o número “certo” é o número que você consegue manter (em termos operacionais e financeiros).
E não para por aí: “postar” pura e simplesmente qualquer coisa, sem uma estratégia, sem planejamento, sem texto ou mensagem é pura perda de tempo.
O Mark dá algumas dicas do que postar:
Crie conteúdo envolvente (não apenas postagens promocionais)
Ninguém quer seguir uma página que apenas promove seus produtos e serviços. A mídia social é sobre se envolver com as pessoas e agregar valor aos seus feeds.
Em vez de discursos de vendas constantes, misture seu conteúdo:
E, ainda, a frequência de publicação é apenas uma parte do quebra-cabeça da mídia social.
No mundo das mídias sociais, atingir o número ideal de postagens é apenas uma fatia do bolo. Existem vários outros fatores que afetam o crescimento das suas mídias sociais, como:
Entre outros.
E eu lembro do tempo em que as empresas anunciavam UMA vez por semana (quando o orçamento permitia), aos domingos, um quadrinho em preto e branco no jornal O Estado de São Paulo...
Faz tempo...
Trechos dos originais em
https://buffer.com/library/social-media-frequency-guide/
6 dicas simples de marketing de mídia social para iniciantes completos e absolutos
O que a Ophicina pode fazer pra você:
E muito mais!