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QUAL A FREQUÊNCIA IDEAL DE POSTAGEM EM MÍDIA SOCIAL?

QUAL A FREQUÊNCIA IDEAL DE POSTAGEM EM MÍDIA SOCIAL?

Essa é uma pergunta que atormenta os profissionais de marketing e empresas de todos os tamanhos desde a invenção do marketing de mídia social.

'Quanto mais, melhor' não se aplica mais a todos os canais sociais porque você precisa encontrar um equilíbrio entre ser informativo e ser irritante.

Então, qual é o número certo?

 

Bem, antes de irmos aos números é importante seguir um conselho de Mark Walker-Ford, diretor da Red Media Group, Inglaterra:

 

Escolha a plataforma certa (não tente estar em todos os lugares!)

 

Um dos maiores erros que os iniciantes cometem é tentar ser ativo em todas as plataformas de mídia social ao mesmo tempo. Embora seja tentador criar uma conta no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, TikTok e Pinterest, gerenciar todos eles pode rapidamente se tornar opressor.

 

Comece escolhendo uma ou duas plataformas que melhor se adequem ao seu negócio e público-alvo:

 

  • O Facebook é ótimo para empresas que desejam criar uma comunidade, compartilhar atualizações e veicular anúncios.
  • O Instagram é perfeito para marcas com apelo visual (moda, comida, viagens, fitness) e oferece grandes oportunidades de engajamento por meio de Stories e Reels.
  • O Twitter (X) funciona bem para notícias, atualizações e conversas com seu público.
  • O LinkedIn é melhor para marketing B2B e networking profissional.
  • O TikTok é ideal para marcas que podem criar conteúdo de vídeo curto divertido, envolvente e criativo.

 

Depois de se sentir confortável com uma ou duas plataformas, você pode considerar expandir seu alcance.

 

Se não fizer isso, você vai acabar largando seu negócio e passará a trabalhar PARA as redes sociais, e não COM elas se tentar seguir os números que os estudos indicam.

 

Com alguma variação entre os diversos especialistas e estudos que tomei conhecimento, os números seriam:

 

  • Facebook: 1–2 postagens/DIA
  • Stories do Instagram: 2 stories/DIA
  • Postagens no feed do Instagram (carrosséis, Reels, etc.): 1–2 postagens/DIA
  • TikTok: 1–4 postagens/ DIA
  • Twitter (agora X): 3–4 postagens/ DIA
  • LinkedIn: 1 postagem/ DIA
  • Pinterest: 15–25 pins/ DIA
  • YouTube: 1 vídeo/semana
  • YouTube Shorts: 1–3 vídeos/semana

 

 

Porém, “Com que frequência postar nas mídias sociais” e “Com que frequência as pequenas empresas devem postar nas mídias sociais” são duas perguntas diferentes.

 

Isso porque as pequenas empresas geralmente não estão equipadas com os recursos, tempo e orçamento necessários para conquistar a frequência ideal de postagem dos algoritmos de mídia social.

 

Suas postagens não chegam nem perto desses números, certo? Pois é. E o resultado que tem obtido com as redes, como estão?

 

Então, o número “certo” é o número que você consegue manter (em termos operacionais e financeiros).

 

E não para por aí: “postar” pura e simplesmente qualquer coisa, sem uma estratégia, sem planejamento, sem texto ou mensagem é pura perda de tempo.

 

O Mark dá algumas dicas do que postar:

 

Crie conteúdo envolvente (não apenas postagens promocionais)

 

Ninguém quer seguir uma página que apenas promove seus produtos e serviços. A mídia social é sobre se envolver com as pessoas e agregar valor aos seus feeds.

 

Em vez de discursos de vendas constantes, misture seu conteúdo:

 

  • Postagens educacionais: Ensine ao seu público algo útil (guias de instruções, dicas, insights do setor).
  • Conteúdo divertido: Memes, postagens relacionáveis e curiosidades mantêm as pessoas envolvidas.
  • Nos bastidores: Mostre o lado humano da sua marca (vida no escritório, processo de produção, apresentações da equipe).
  • Conteúdo gerado pelo usuário: compartilhe conteúdo criado por seus clientes para criar confiança e comunidade.
  • Postagens promocionais: Sim, você pode promover seu negócio, mas faça isso com moderação (não mais do que 20-30% do seu conteúdo).

 

E, ainda, a frequência de publicação é apenas uma parte do quebra-cabeça da mídia social.

 

No mundo das mídias sociais, atingir o número ideal de postagens é apenas uma fatia do bolo. Existem vários outros fatores que afetam o crescimento das suas mídias sociais, como:

 

  • Se você estiver nos canais sociais certos (onde está seu público-alvo)
  • Se você estiver interagindo com seu público (respondendo a comentários e mensagens diretas)
  • Se você postar conteúdo relevante, útil e envolvente para seu público
  • Se você estiver compartilhando conteúdo interativo que mantém os seguidores envolvidos (imagens e vídeos)
  • Se você estiver postando no momento certo nas plataformas sociais (quando seu público-alvo estiver online)
  • Se estiver utilizando corretamente as hashtags

 

Entre outros.

 

E eu lembro do tempo em que as empresas anunciavam UMA vez por semana (quando o orçamento permitia), aos domingos, um quadrinho em preto e branco no jornal O Estado de São Paulo...

 

Faz tempo...

 

 

 

 

Trechos dos originais em

 

https://buffer.com/library/social-media-frequency-guide/

 

6 dicas simples de marketing de mídia social para iniciantes completos e absolutos

 

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