Ophicina design de sites e marketing digital

Blog da Ophicina
- marketing digital, web design, redes sociais e mais!

OS 1O ERROS DE SEO MAIS COMUNS (e como corrigir)

A Ophicina corrige os erros mais comuns de SEO em seu site

Navegando pela web me deparo com muitos sites bonitos de diversas empresas, mas realizando testes com ferramentas específicas verifico rapidamente que grande parte deles são bonitos por fora, na tela, mas tecnicamente – por trás ou “por baixo” da tela - mal projetados em se tratando de SEO (otimização para mecanismos de buscas).

Isso acontece porque elementos básicos de SEO foram ignorados ou mal utilizados.

O resultado disso é simples: pouco tráfego orgânico e desperdício de investimento em anúncios – não há Google Ads que ajude um site mal desenvolvido, ou até ajuda, mas você tem de gastar muito mais por isso.

Veja os principais erros e como cada um deve ser feito corretamente.

1. TAG DE TÍTULO

❌ O erro: usar títulos genéricos como “Página Inicial” ou repetir sempre o nome da empresa. Em muitos casos nem usam tag de título.

✅ A forma correta: as tags de título devem ser únicas em cada página, conter a palavra-chave principal e descrever claramente o conteúdo.


2. META DESCRIÇÃO


❌ O erro: deixar a meta descrição em branco e permitir que o Google selecione qualquer trecho do texto.

✅ A forma correta: as meta descrições devem ter entre 150 e 160 caracteres, incluir a palavra-chave e apresentar um resumo atrativo que incentive o clique.


3. H1, H2 E H3


Os “H” (Heading) são títulos e subtítulos que organizam o conteúdo de uma página e ajudam o Google a entender a hierarquia do conteúdo.

❌ O erro: usar vários H1 na mesma página ou ignorar completamente a hierarquia de títulos. Na maioria dos casos o pessoal nem usa H1 !!!

✅ A forma correta: deve haver apenas um H1 por página. Os subtópicos precisam ser organizados com H2 e, quando necessário, H3, para manter a lógica do conteúdo.


4. ESTRUTURA DE URL


❌ O erro: URLs confusas e cheias de códigos, como www.site.com/p=12345.

✅ A forma correta: as URLs devem ser curtas, claras e conter termos relacionados ao conteúdo, como www.site.com/servicos/criacao-de-sites.

5. CONTEÚDO OTIMIZADO

❌ O erro: produzir textos muito superficiais ou exagerar no uso de palavras-chave ou, ainda, ignorar a necessidade de textos numa página.

✅ A forma correta: o conteúdo deve responder às dúvidas reais do público, utilizar palavras-chave de forma natural e entregar valor ao visitante.


6. LINKS INTERNOS


❌ O erro: criar páginas isoladas, sem nenhuma conexão entre si.

✅ A forma correta: os links internos devem guiar o visitante para outras páginas relevantes do site, melhorando a experiência e a indexação no Google.

7. IMAGENS

❌ O erro: enviar imagens com nomes genéricos como “IMG_1234.jpg” e sem texto alternativo e não as otimizar.

✅ A forma correta: as imagens devem ter nomes de arquivos descritivos e Alt Text que explique o conteúdo, ajudando no SEO e na acessibilidade e preferencialmente no formato webP, mais moderno e “leve”.


8. MOBILE FRIENDLY


❌ O erro: sites que só funcionam bem no computador e ficam quebrados no celular.

✅ A forma correta: os sites devem ser responsivos, adaptando-se a qualquer dispositivo. Hoje, a compatibilidade mobile é um fator decisivo para o Google.


9. VELOCIDADE DA PÁGINA

❌ O erro: páginas lentas devido a imagens pesadas, excesso de plugins, animações e hospedagem ruim.

✅ A forma correta: a velocidade da página deve ser otimizada por meio da compressão de imagens, uso de cache e servidores de qualidade.


10. MARCAÇÃO DE ESQUEMA (SCHEMA MARKUP)

❌ O erro: não utilizar dados estruturados e deixar o Google sem detalhes adicionais sobre o conteúdo.

✅ A forma correta: a marcação de esquema deve ser aplicada em páginas de artigos, produtos, eventos ou FAQs para facilitar a compreensão do Google e gerar rich snippets nos resultados de busca.

🎯 CONCLUSÃO

Quando esses elementos são ignorados, o site perde relevância e praticamente desaparece do Google. Seus esforços em anúncios (Google Ads) precisam ser muito maiores para compensar a má estrutura do site.

Quando são aplicados corretamente, tornam-se a base de uma presença digital sólida, capaz de atrair visitas qualificadas e gerar clientes.

Antes de investir em anúncios, é fundamental garantir que o site esteja otimizado. Assim, cada clique terá muito mais valor.

Quer saber se seu site foi construído corretamente ou precisa de um bom site para disputar lugar de verdade com a concorrência?

Eu posso te ajudar!

Luís Henrique

Newsletter da Ophicina sobre marketing, internet e mais!
OphicinaNews
- a newsletter quinzenal
da Ophicina

Artigos selecionados sobre Marketing, Publicidade, criação de sites, redes sociais, folders e muito mais.


ASSINE!